Sobre o SisPAE

O SisPAE - Sistema Paraense de Avaliação Educacional - tem como objetivos consolidar um mecanismo de análise para subsidiar ações da SEDUC/PA e Prefeituras como política pública de estado de natureza sistêmica e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no sistema público de Educação Básica como forma de contribuir para o cumprimento da meta de ampliar os indicadores do IDEB paraense em 30% até 2017, estabelecida pelo Pacto pela Educação do Pará.

O SisPAE é processo avaliativo externo de larga escala, referenciado por uma matriz específica, que investiga as habilidades e competências para mobilizar conhecimentos adquiridos na escola, desenvolvidas pelos alunos durante a trajetória escolar. A utilização dos resultados obtidos dessa avaliação educacional, em diferentes níveis administrativos, é um mecanismo eficaz para desenvolver uma metodologia, estruturada na reflexão e análise das iniciativas das boas práticas de gestão pedagógica e do trabalho docente, que possibilite a união de esforços e o caminho para a solução de alguns problemas educacionais mais prementes, associados aos fatores contextuais, esperando-se a elevação dos padrões de desempenho.

SisPAE 2014: O que foi avaliado?

O SispAE 2014 consolidou e incorporou uma série de mudanças destinadas a fortalecer a sintonia entre a avaliação em larga escala e as prioridades educacionais do Estado do Pará, e aferiu censitariamente o desempenho, em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos de 4º e 5º anos, de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, e de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

A avaliação do SisPAE 2014 envolveu também a coleta de informações sobre o contexto socioeconômico e cultural dos estudantes, sua trajetória escolar e suas percepções acerca dos professores e da gestão escolar bem como a coleta de dados sobre o perfil dos professores e diretores das escolas participantes bem como suas percepções sobre aspectos da prática pedagógica, da gestão e da infraestrutura escolar e das suas relações com alunos, colegas e órgãos responsáveis pelo ensino e pela educação básica paraense. Os dados coletados desses questionários permitem traçar o perfil do alunado e subsidiar os estudos sobre as relações entre as variáveis de contexto e o desempenho escolar.

SisPAE 2014: Metodologias da Avaliação

Na execução e apuração dos resultados do SisPAE 2014 foram adotados procedimentos metodológicos formais e científicos que garantem a produção de informações confiáveis sobre o desempenho dos alunos do sistema público paraense de Educação Básica, sendo importante relatar:

- a construção das Matrizes de Referência para a Avaliação, que apontam o que deve ser avaliado para cada área do conhecimento e etapa de escolaridade, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Matrizes de Avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb/Prova Brasil;

- a composição equilibrada de cadernos de prova mediante a aplicação da metodologia estatística conhecida como Blocos Incompletos Balanceados – BIB;

- a utilização de um grande número de itens por anos/séries e por disciplina avaliados, como meio de ampliar e diversificar o conjunto de habilidades investigadas;

- a aplicação de metodologia estatística em procedimentos de pré-testagem de itens de modo a garantir a composição dos instrumentos com itens de comprovada qualidade estatística;

- a utilização de itens calibrados na escala do Saeb/Prova Brasil como forma de garantir a apresentação dos resultados do SisPAE 2014, 2015 e 2016, em Língua Portuguesa e em Matemática, na mesma escala de desempenho do Saeb/Prova Brasil;

- a aplicação de questionários socioeconômico, de hábitos de estudos, de percepções sobre o clima escolar, Boas Práticas Educacionais e de infraestrutura para alunos, professores, gestores escolares e escola;

- a análise e a determinação dos parâmetros estatísticos de todos os itens das provas pela Teoria Clássica de Testes (TCT) e pela Teoria da Resposta ao Item (TRI) propiciando uma visão pedagógica mais precisa sobre a percepção de cada item de prova;

- a utilização da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em todos os anos/séries e disciplinas avaliados nas provas objetivas, para a apuração da proficiência, garantindo a comparação dos resultados obtidos no SisPAE, ano a ano, e assim, o acompanhamento da evolução dos indicadores de qualidade da educação;

- a definição de intervalos dos níveis de desempenho, por anos/séries e disciplinas avaliados, com base em resultados da proficiência, permitindo a classificação dos alunos e a descrição das capacidades demonstradas pelos alunos em cada nível;

- a aplicação da técnica estatística de análise por regressão múltipla para analisar as possíveis associações entre o desempenho nos testes e as diversas características individuais e familiares dos alunos, além de características das escolas e das regiões;

- a aplicação da técnica estatística de regressões logísticas ordinais para o estudo da associação do nível da proficiência dos alunos com os fatores de aprendizagem.

SisPAE 2014: Disseminação de Resultados

Os resultados da avaliação do SisPAE 2014 são publicados e os seguintes produtos são de livre acesso a todos os interessados e podem ser encontrados:

- Boletim de Desempenho da escola;

- Revista do Sistema Paraense de Avaliação Educacional: Referências e Resultados

- Estudos do SisPAE 2014: Perfil dos Participantes e Fatores Associados ao Desempenho Escolar

- Revista Pedagógica: Língua Portuguesa - Ensino Fundamental

- Revista Pedagógica: Língua Portuguesa - Ensino Médio

- Revista Pedagógica: Matemática - Ensino Fundamental

- Revista Pedagógica: Matemática - Ensino Médio